Segundo
o CERCIFAF (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de
Fafe), existem três razões fundamentais para ser feita uma intervenção precoce:
-
Quanto mais cedo se inicia a intervenção maior é o potencial de desenvolvimento
de cada criança;
- Proporcionar apoio e
assistência à família nos momentos mais críticos;
- Maximizar os benefícios
sociais da criança e da família.
A
idade do pré-escolar é um período muito importante no que diz respeito ao
desenvolvimento e aprendizagens das crianças, logo, é especialmente importante
para a criança não ver perdidas estas oportunidades, e, a intervenção
precoce, ao identificar precocemente e intervir de uma forma programada e
individualizada, ajuda a criança a manifestar o seu verdadeiro potencial,
diminuindo a probabilidade de outras problemas virem a surgir.
A
intervenção tem também um impacto positivo junto do resto da família
que, pode por vezes desenvolver sentimentos negativos originados pela presença
de uma criança com dificuldades. Estas famílias são mais propensas a viver
situações de divórcio e suicídio e as crianças com dificuldades são também mais
susceptíveis de sofrer abusos e negligências.
A
intervenção precoce ajuda a desenvolver melhores atitudes parentais, em
relação a eles mesmo e aos seus filhos com dificuldades. Faculta informação
e procura desenvolver nos pais competências para lidar com a criança e
incentivar a existência de algum tempo para o descanso e o lazer.
Por
fim, a intervenção precoce envolve também ganhos sociais que se alcançam
pois incentivando o desenvolvimento da criança, diminuem-se as situações de
dependência das instituições sociais, a capacidade da família para lidar com as
dificuldades do filho aumenta e existe também a possibilidade do aumento das
suas capacidades para ter um emprego no futuro.
Tendo
como referência cinquenta anos de investigação na área, é possivel hoje em dia
afirmar que as crianças saem claramente beneficiadas com esta prática pois
os resultados demonstram que estas, ao longo do seu crescimento, necessitarão
menos do apoio por parte da Educação Especial. A família também beneficia
já que o funcionamento do agregado tende a melhorar, quer a nível social
quer a nível económico.
Não
se sabe com certeza quais os factores que determinam o sucesso da
Intervenção Precoce, no entanto, existem alguns que são comuns a vários
programas de Intervenção Precoce bem sucedidos, como:
- A idade da criança à data
do início da intervenção;
- O envolvimento dos pais;
- A intensidade e/ou
estruturação do modelo do programa de Intervenção Precoce adoptado.
O
envolvimento das familias das crianças com problemas ou em risco, durante a
intervenção, é essencial, pois estas necessitam de um maior apoio social e
instrumental com vista ao auxilio dos seus filhos com necessidades especiais e,
trabalhando neste sentido as crianças sairão claramente beneficiadas.
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